sábado, 21 de janeiro de 2012



               
 A FAMÍLIA TERESIANA

Reúne o conjunto das obras teresianas fundadas por santo Henrique de Ossó, assimilando a ideia por ele veiculada e incentivada de Irmandade Teresiana universal.
Em diversos graus, envolve todos/as quantos/as de algum modo se relacionam com Deus ao estilo Teresiano, mantendo a própria especificidade: devoção, cultura e celebração... Nesta, fazem a constituição, todos/as quantos mantêm o vínculo espiritual e participam nas obras Teresianas.
“A Família Teresiana assemelha-se a um grão de mostarda que um homem de Fé, Henrique de Ossó, semeou no meio do mundo. O grão brotou e cresceu de noite e de dia, sem que ele soubesse como. E fez-se árvore. A árvore expandiu-se pelas suas sementes, cresceu noutras terras, atravessou o mar... Chegou bem longe, pode oferecer os seus frutos a outras gentes que ele não conhecia. Passou por invernos e por muitos outonos, mas também lhe chegaram primaveras de esperança... E, de estação em estação, foi se fortalecendo”.
O carisma se torna vivo em nós e nós partilhamos com as gerações vindoras. Necessitamos de mais agentes de mudança que sejam corajosos e decididos, que queiram acender as brasas que ainda fumegam.